ESTUDANTES DE LIMOEIRO DO NORTE APRESENTAM À COGERH PROJETO DE REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA

A proposta do projeto é de redução de custos, contribuindo para um meio ambiente mais equilibrado

Técnicos da gerência regional da Cogerh de Limoeiro do Norte se reuniram nesta quarta-feira (11) com estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Normal Rural de Limoeiro para conhecer o projeto “Economizador de Água: reutilização de baixo custo” que será apresentado durante a Expo Nacional Milset Brasil 2022 entre os dias 24 e 28 de maio, em Fortaleza.

O projeto selecionado para a exposição científica trata-se de um equipamento de baixo custo acoplado no subsolo do banheiro como forma de aproveitar a água consumida durante o banho para utilizar em outras atividades que não necessitam de água tratada. A proposta visa a reduzir o consumo de água, a reutilizando para outros fins, reduzindo custos e contribuindo para um meio ambiente mais justo e equilibrado.

O projeto conta com um equipamento que contém uma caixa cúbica feita com 50 cm de comprimento, largura e altura que é ativado a partir do movimento e do peso de um indivíduo durante o banho, onde o piso que a constitui é formado por uma plataforma de cerâmica quadrada antiderrapante.

Os técnicos da Cogerh também apresentaram ações em curso pelo Governo do Estado visando a economia de água. Entre as macroações, foram pontuados os projetos “Malha d’Água” e “Usina de Dessalinização da água do Mar”, visando diversificar a matriz hídrica do estado. Entre as microações foram pontuadas o controle do consumo de água que a gerência desenvolve e o “Projeto REPROARES” que reaproveita a água dos equipamentos de ar-condicionado, acondicionando-a em uma caixa de mil litros, sendo esta água utilizada para fins menos nobres.

Ao final do encontro os técnicos da Cogerh responderam a um questionário que indagava sobre a viabilidade do projeto, se contribuía de alguma forma para minimizar os impactos da problemática da crise hídrica, além de um espaço destinado para sugestões adicionais.

O gerente regional Hermilson Barros resumiu o momento como enriquecedor, convidando os estudantes a apresentarem os resultados do projeto após a exposição.

Blog do Rosálio Daniel

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.