MUDANÇA DE PERFIL: CARTÃO DE BANCO DIGITAL JÁ É O MAIS USADO POR QUASE METADE DOS CONSUMIDORES

O que você precisa saber

  • Os cartões de crédito de bancos digitais já são os mais usados por 45,6% dos consumidores, segundo uma pesquisa do C6 Bank/Ipec.
  • A pesquisa mostra que 36% dos entrevistados abriram conta em um banco digital depois de março de 2020 e 78% passaram a usar suas contas digitais com mais frequência nesse período.
  • O aumento da competição e da democratização do acesso aos serviços financeiros são alguns dos motivos que justificam a ascensão dos bancos digitais.

Os cartões de crédito de bancos digitais já são os mais usados no dia a dia por 45,6% dos consumidores, segundo pesquisa do C6 Bank/Ipec. O percentual de brasileiros que usam com mais frequência cartões de instituições financeiras tradicionais é de 49,8%. O restante dos entrevistados usa outros cartões, como os oferecidos por redes varejistas.

Por que aumentou o número de pessoas que usam cartões de bancos digitais? Pelo aumento da competição e da democratização do acesso aos serviços financeiros.

“As fintechs e os bancos digitais trouxeram muito mais competição, promovendo uma significativa inclusão financeira no Brasil. O cartão de crédito virou a porta de entrada do brasileiro para o sistema financeiro. E ainda há uma enorme oportunidade se olharmos o número de pessoas que ainda não têm cartão de crédito no país”, afirma Maxnaun Gutierrez, head de produto e pessoa física do C6 Bank.

A pesquisa mostra que 36% dos entrevistados abriram conta em um banco digital depois de março de 2020 e 78% passaram a usar suas contas digitais com mais frequência nesse período.

Quem usa mais? Entre as pessoas com idades entre 16 e 24 anos, o percentual das que usam os cartões de bancos digitais é mais que o dobro dos tradicionais.

“Os jovens chegaram primeiro aos novos bancos, mas a digitalização financeira vem se consolidando e alcançando outras faixas etárias. Neste momento, temos observado uma adesão cada vez mais intensa da parcela da população que não é nativa digital. Isso já vinha acontecendo, mas a pandemia acelerou muito esse processo”, afirma Gutierrez.

Na região Nordeste, a adoção dos cartões de bancos digitais também é maior. Também há predominância na classe C.  Nas cidades com menos de 50 mil habitantes, há um empate técnico.

As mulheres são as mais adeptas aos bancos digitais, sendo que metade delas já usam com mais frequência os cartões dos bancos digitais, enquanto entre os homens esse percentual é de 42%.

Quem respondeu a pesquisa? 2.000 brasileiros de todo o Brasil, das classes A, B e C, com acesso à internet, entre os dias 22 e 28 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

6 Minutos faz parte da holding que controla o C6 Bank.

Blog do Rosálio Daniel – , 6 Minutos – São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.