SARAMPO: COMEÇA A 2ª FASE DE CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo entra em sua segunda fase nesta segunda-feira (18). Essa etapa, cujo “Dia D” e término estão previstos para 30 de novembro, é focada na imunização de jovens de 20 a 29 anos.

Vale lembrar que a campanha é composta de cinco fases. Na primeira, entre 7 e 25 de outubro, a ação foi dirigida a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, faixa etária com maior incidência da doença e número de mortes. Nesta segunda-fase, o critério foi a faixa etária com o maior número de casos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Já as outras três fases ocorrerão no próximo ano e serão complementares a essas duas fases, dedicadas às faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 e 59 anos – no momento, a vacina é oferecida pelo SUS somente até os 49 anos.

O sarampo continua avançando no país. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, de 26 de outubro, foram confirmados 10.429 casos da doença este ano no Brasil. Há 14 mortes e ainda 19 mil casos em investigação.

Já o boletim da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, mais atualizado, divulgado na quinta-feira (14), informa que há 11.574 casos confirmados somente no Estado de São Paulo, sendo 8.815 confirmados laboratorialmente e 2.759 pelo critério clínico-epidemiológico (com base em sintomas e avaliação médica). Cerca de 56,2% do total de casos se concentram na capital.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a vacina contra o sarampo deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses de idade. No entanto, em casos de surto da doença, como ocorre no momento no país, a OMS (Organizaçã Mundial da Saúde) preconiza a chamada “dose zero”, que deve ser aplicada entre os 6 e 11 meses de vida e não exclui a primeira e segunda doses.

Embora essa segunda fase da campanha seja destinada a jovens adultos entre 20 a 29 anos, todas as pessoas entre 1 e 49 anos podem se vacinar; apenas no “Dia D”, a imunização será exclusiva ao público-alvo.

Blog do Rosálio Daniel – R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *